Manuais de Apoio FEB

 
 

Este manual de apoio contém as diretrizes doutrinárias, administrativas e legais para a organização e funcionamento do serviço de assistência e promoção social espírita SAPSE -, nos núcleos espíritas.

Trata-se de documento básico para a capacitação do trabalhador nessa área, ajudando-o a estruturar e desenvolver o seu trabalho dentro do princípio da caridade, ensinado e exemplificado pelos espíritos superiores.
No momento em que se faz necessário o desenvolvimento de ações assistenciais cada vez mais amplas, o estudo e a utilização deste manual de apoio será de grande valia, a fim de que se possa levar a contribuição da doutrina espírita a toda iniciativa que vise à promoção integral do ser humano.
________________________________________________________
 

Oferece, a título de sugestão, orientação no encaminhamento de assuntos doutrinários, administrativos, assistenciais e de unificação pertinentes aos Centros Espíritas, visando facilitar as tarefas de seus trabalhadores.

Resultado de debates em todo o Brasil entre dirigentes e obreiros interessados na melhor organização das Casas Espíritas, sugere indispensáveis reuniões e atividades a serem realizadas nos Centros Espíritas, mostrando eficientes esquemas para desenvolvê-las a contento. “É mais um instrumento útil para o trabalho tenaz e profícuo das Casas Espíritas, sob o signo da Doutrina do Consolador.”
________________________________________________________
 
O Movimento Espírita tem por finalidade promover e realizar o estudo, a divulgação e a prática da Doutrina Espírita, colocando-a ao alcance e a serviço de todos os seres humanos, cumprindo, assim, a sua missão, que é a de “instruir e esclarecer os homens, abrindo uma Nova Era para a regeneração da Humanidade”.(O Livro dos Espíritos – Prolegômenos).
 
Neste Plano de Trabalho estão definidos as diretrizes, os objetivos e as sugestões de projetos para a sua execução. Sua duração está programada para cinco anos, de 2007 a 2012. Neste período, o seu desenvolvimento deverá ser acompanhado pelo Conselho Federativo Nacional nas suas Reuniões Ordinárias e nas Comissões Regionais, quando deverá ser avaliado, assim como aprimorado e enriquecido, à vista de novas informações a serem apropriadas.
 
Fundamentação Doutrinária
 
O Plano de Trabalho utiliza o referencial doutrinário contido nas obras da Codificação Espírita.
 
Missão dos espíritas:
 “Ide, pois, e levai a palavra divina: aos grandes que a desprezarão, aos eruditos que exigirão provas, aos pequenos e simples que a aceitarão; porque, principalmente entre os mártires do trabalho, desta provação terrena, encontrareis fervor e fé. Arme-se a vossa falange de decisão e coragem! Mãos à obra! o arado está pronto; a terra espera; arai! Ide e agradecei a Deus a gloriosa tarefa que Ele vos confiou; mas, atenção! entre os chamados para o Espiritismo muitos se transviaram; reparai, pois, vosso caminho e segui a verdade.” – Erasto(O Evangelho segundo o Espiritismo, 1ª. Edição Especial. FEB. 2004.Cap. XX, item 4).
________________________________________________________
 
Tão importante quanto criar ideias para a divulgação e a difusão da Doutrina Espírita é executá-las, dando-lhes formas perceptíveis ao público a quem a mensagem se destina. Em função disso, o Conselho Federativo Nacional decidiu lançar o presente Manual com o propósito de sugerir soluções de “Como fazer”, diante dos recursos atuais que a tecnologia nos coloca à disposição.
________________________________________________________
 
Esta obra surge como fundamentação para as ações federativas, contendo subsídios para a montagem de processos de capacitação de dirigentes e trabalhadores para as atividades dos Órgãos Federativos e de Unificação do Movimento Espírita.